terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Meditação e Assertividade 1 | Diigo







Meditação e Assertividade 1 Diigo
. O QUE É ASSERTIVIDADE?
É falar e agir com sinceridade, sem inibição, temor ou agressividade. É ser claro e afirmativo, sem deixar dúvidas sobre o que pensamos e sentimos, porém, sem agredir ou provocar incômodo demasiado na outra pessoa. Assim, assertividade é a arte de defender nosso espaço vital, nosso mundinho particular, sem recuar e sem agredir.Nem sempre é fácil nos expressarmos dessa forma porque, desde pequenos, nos ensinaram que a passividade , a omissão e até mesmo a submissão, em alguns casos, seriam nossas aliadas para viver em paz e longe dos conflitos. Essa cultura é o maior obstáculo para que adotemos atitudes assertivas no nosso dia-a-dia. A assertividade é tida como a mais eficaz forma de defesa do nosso espaço vital.


2. NÃO: A PALAVRA MAIS PERIGOSAO

não representa a quebra de uma expectativa. Ninguém gosta de ouvir um não, porque não é rejeição, e ninguém gosta de ser rejeitado. Nós não somos educados para aceitar a rejeição como uma circunstância normal da vida. Dizer não é sempre arriscado, embora, muitas e muitas vezes, seja necessário, imperioso, urgente, adequado e conveniente.
1O grande segredo é aprender a dizer não e aprender a ouvir não, porque a forma de dizer e a forma de ouvir podem fazer a diferença entre o prazer e o desencanto, entre a harmonia e o conflito.O ser humano precisa aprender a conviver com o não como uma contingência natural do convívio e, a partir dessa regra, jogar o jogo da vida com as cartas de que dispõe.

3. PERFIL DE UMA PESSOA ASSERTIVA



1. Expressa seus sentimentos com espontaneidade, naturalidade e calma.2. Adota uma posição clara e transparente, sem disfarces ou máscaras.



3. Diz sim ou não como decorrência de análise imparcial e jamais tendenciosa.



4. Enfrenta o problema e não a pessoa; seu foco é o fato e não o agente do fato.



5. É firme, quando necessário, sem ferir ninguém.



6. Sabe ser flexível, sem abandonar seu espaço vital nem invadir o do outro.



7. Faz valer os seus direitos sem, contudo, negar os direitos dos outros, que considera tão importantes quanto os seus.



4. PRINCÍPIOS DA ASSERTIVIDADE



A postura assertiva fundamenta-se nos seguintes princípios:



1. Na qualidade da comunicação interpessoal.



2. Na aceitação das limitações do outro, sem agressividade.



3. No respeito ao posicionamento do outro.



4. Na confiança entre as partes.



5. No reconhecimento das reais intenções do emissor e do receptor da mensagem.



5. A PESSOA NÃO ASSERTIVA



- Costuma dizer sim quando gostaria de dizer não.- Teme ou receia desagradar as pessoas com quem tem contato, para evitar conflitos.- Omite suas opiniões em discussões para não pôr seu espaço em risco.- Só pensa na resposta depois que a oportunidade passou; a ficha cai tarde demais.- Se for agressiva, pode responder muito vigorosamente, com rispidez, causando forte impressão negativa e, mais tarde, arrepender-se de ter agido assim.
1- Passa pela vida cheia de inibições, cedendo à vontade alheia e acaba guardando desejos e sonhos sem jamais tentar realizá-los.

Souzarm
http://www.diigo.com/bookmark/http%3A%2F%2Fsomostodosum.ig.com.br%2Fconteudo%2Fconteudo.asp%3Fid%3D02815?tab=people&uname=souzarm











Que tal iniciar 2010 na vibração do Bom Humor?



O bom humor é uma qualidade 100% espiritual. Ele vem da alma e se manifesta pela criatividade, flexibilidade e adaptabilidade.
O riso é a menor distância entre duas pessoas (Eugene Ionesco). E mais, é uma chispa de energia criativa (inspiração) que constrói uma ponte (sinapse) instantânea entre os 2 hemisférios cerebrais. Portanto, o riso é a menor distância entre o desafio e a sua solução criativa. O riso nos torna mais leves e inteligentes.
Sempre visualizo o riso como um passaporte para subir num balão e assim mudar a perspectiva: enxergar a floresta!
A maior prova de que o bom humor é uma qualidade espiritual é o fato dele ser de "Graça". Um sorriso não custa nada e rende tudo. Enriquece quem o recebe, e mais ainda a quem o irradia. Aliás, o bom humor é um estado afetivo, é um estado de Graça.
Vale lembrar que o primeiro ponto do corpo humano onde podemos perceber o brilho do bom humor está nos olhos; considerados "a janela da alma". Depois ele se espalha pela face com expressões claras de bom astral, positivismo e magnetismo. Aliás, uma pessoa sorrindo é 10 vezes mais bonita e jovem. Sem exagero!
O corpo de pessoas bem humoradas se expressa com leveza, flexibilidade e uma facilidade de estar nos lugares certos, horas certas e com as pessoas certas. Oportunidades! Sortes! Milagres! Os mau humorados podem dar o nome que quiserem... Afinal, o mau humor é a maior distância entre duas pessoas, entre os desafios e as soluções.
A outra qualidade que percebo a favor do bom humor é que ele nos permite rir das nossas prisões e daquela nossa rigidez "emburrecedora", ou seja, das nossas vãs ilusões, inseguranças, imperfeições, comparações, orgulhos, prepotência.. E mais, ele nos permite rir dos nossos generais e juízes "donos absolutos das verdades". Risíveis, risíveis, risíveis! Deu dor no abdomen? Lacrimejou? Engasgou? Pois bem, chore, tussa, deixe sair todos estas risíveis armaduras que não te deixam subir no balão e admirar a floresta, o BEM.
O bom humor dá espaço e abre portais para sairmos destas estruturas rígidas e auto-controladoras, que cedo tornam-se destrutivas, nos cegando, causando dor (na coluna, nos joelhos, nas costas, ...) e sofrimento.
Assim, com o bom humor verdadeiramente instalado, ou seja, o "risômetro" desenferrujando, o corpo, a mente e o coração terão cada vez mais condições de enxergarem saídas, soluções e oxigênio (gás) novo para respirar, planar e crescer.
O riso deixa de ser "amarelo e pálido" e passa a ser natural, espontâneo, frouxo. Hehe!
O bom humor é saúde: SORRIR É O MELHOR REMÉDIO!
Já existem estudos sobre esta associação, que podemos chamar de a Fisiologia do Riso. Entenda aqui o riso, não apenas como uma expressão da boca, mas como uma manifestação da alma, uma inspiração (literal e espiritual) que busca no riso a neutralidade, a sabedoria, o fluir, a fé. O amar-se e o amar, pois bom humor é uma qualidade afetiva.
Além de fazer bem para a saúde física, o bom humor também traz benefícios para a saúde emocional e mental.
Em primeiro plano o bom humor previne doenças e gera saúde, principalmente quando ativa rapidamente os sistemas cardiovascular, respiratório, digestório e imunológico.
Energeticamente o positivismo atrai oportunidades e abre portas. O bom humor é uma vibração de aproximação, de prosperidade.
Como manter a bom humor mesmo diante das dificuldades?
Começar o dia tomando um bom suco desintoxicante para ativar o seu bom humor. A este suco desintoxicante dou a responsabilidade de um banho interno diário. E, o melhor momento para tomar este "banho" que vai FAXINAR venenos e toxinas é exatamente pela manhã, em jejum, momento do dia em que o metabolismo do corpo humano está 100% voltado para eliminar seus excretos.
Quando o objetivo é ativar o bom humor, alimentos interessantes podem e devem ser usados no preparo destes sucos desintoxicantes, que devem ser ingeridos em jejum (o primeiro), mas também ao longo do dia, uns 30 minutos antes das refeições principais (para emagrecer) ou nos intervalos das refeições principais (para vitalizar)..
Os alimentos do bom humor são:
Todos os cítricos, com o limão e a laranja abrindo alas. Depois vêm os alimentos bem coloridos como os amarelos, laranja e vermelhos, que são ricos em carotenos. Aqui temos as bananas, as uvas, o mamão formosa, a manga, a cenoura e a beterraba. Das folhas verdes as eleitas, por seu poder digestivo e de frescor, são a hortelã e a erva-doce (talos e folhas). Das sementes a mais bom astral é a de girassol (descascada e crua), além de todos os germinados e brotos e a nossa querida água de coco.
Uma receitinha básica: Limonada de uva - 1 xícara (chá) de uvas vermelhas ou negras partidas ao meio com a pele mas sem as sementes + água de 1 coco verde + suco fresco de 1 limão + 1 colher (sopa) de semente de linhaça deixada de molho na água de coco por 4 horas. Bater tudo no liquidificador e servir imediatamente com 1 cubo de gelo decorando com um raminho de hortelã.
E, sem perder tempo, logo após a ingestão do suco desintoxicante em jejum, ir para o espelho do banheiro e começar a rir por 5, 10 ou mais minutos.
Do quê? Da sua cara, suas caretices, suas chatices, suas rabugices, suas durezas, suas dificuldades e suas PRÉ-ocupações. Ou seja, deixe seus venenos saírem e não se identifique com as dificuldades.
Procure enxergar as dificuldades por outros ângulos para poder usar a criatividade, o jogo de cintura, enxergar oportunidades, etc. Em alguns casos, até perceber que o caminho é outro e o melhor a ser feito é parar de dar murros em ponta de faca.
Ter também o hábito de ouvir e contar piadas diariamente. De bom humor e bom gosto logicamente. Nada de extrair o riso minimizando ou outros, pois este caminho, obviamente, não é espiritual. Assistir filmes de comédia. Conversar e conquistar a amizade de pessoas bem humoradas. E por último, indicar este texto para os amigos!
E, falando de estado de Graça: A Gratidão é fundamental para usufruir o BEM.
Um 2010 BEM Próspero!
Leia também: Afetividade e Humor
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida.
http://www.docelimao.com.br/site/terapia-do-riso/o-conceito/142-que-tal-iniciar-2009-na-vibracao-do-bom-humor.html






Nenhum comentário: